sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Review - Battlestar Galactica 4.13 "The Oath"


Mais um episódio sensacional!É tudo o que resume esse episódio.Galáctica tem um jeito de nos envolver na história e nos deixar morrendo de raiva por saber que teremos que esperar uma semana inteirinha para ver o próximo episódio.
Decidi não comentar o episódio passado "A Disquiet Follows my Soul",pois esse foi na verdade uma preparação para o que viria a seguir,foi essencialmente um episódio político,preparando para a revolução que estava por vir.Foi mostrado que a presidente Roslin decidiu desistir de tudo,da presidência,da sua vida;dando assim liberdade para Tom Zarek iniciar a revolução,comandada por ninguém menos que Gaeta!
Não dá exatamente pra saber quais são os reais motivos da tal revolução.A verdade é que,em tudo o que está acontecendo,não há realmente um lado correto.
Adama quer o apoio dos Cylons,e para isso eles precisam ser aceitos como cidadãos,já o outro lado,o de Gaeta,é consumido pelo ódio das máquinas,e acaba se voltando contra o próprio povo.
Nós que assistimos,ficamos no meio termo.Se aliar àqueles que dizimaram a raça humana é muito controverso,é impossível aceitar os Cylons,que acabaram com a civilização,como cidadãos;ao mesmo tempo,eles são a melhor chance da frota contra os Cylons que estão por vir (e eles sempre encontram a Frota),e agora a Revolução,que é totalmente irracional,e pode até mesmo ser o fim da raça humana.
Em "The Oath",talvez um dos pontos altos tenha sido Kara Thrace.Como é bom ver Starbuck de volta!Ela sempre foi minha personagem favorita,mas desde de sua "morte" andava meio apagadinha.Mas,como a grande capitã que é tomou ação imediata,e com certeza ela e Lee terão um papel muito importante nessa história.
Também teve Gaeta tomando o controle da Galactica,em meio aos gritos de Adama,não tem como não se arrepiar ao vê-lo lutar pela sua nave.Como o próprio almirante disse,foi uma decisão muito perigosa a de Gaeta e de seus aliados,e dessa vez,não haverá perdão.
Não entendi exatamente o que querem com os Cylons da frota,mas deu muita pena ver a pequena Hera chorando pelo pai.
Até mesmo Baltar,que ultimamente só vinha servindo para ser objeto de ódio,serviu pra algo de útil.Seu transmissor acabou servindo para transmitir o recado de Roslin pra toda a frota,agora estão todos avisados.
O final foi fantástico,ver Adamão e Tigh lutando foi muito bom,o encontro de Adama pai e Adama filho,Kara lembrando o Almirante de que agora os que estão contra ele não são mais seus homens...e o final,que foi como eu disse,aquele que dá raiva.Enquanto Laura e Baltar fugiam,Bil e Saul ficaram pra lutar,é aí que tudo termina,com uma bomba que só veremos na próxima sexta!
Assim é Galactica,não perde o pique nunca,e a uns poucos episódios do fim,mantém a expectativa.